A importância da Serra


A Serra de Três Pontas é um marco geológico, geográfico, histórico e cultural, localizado inteiramente no município. Encontra-se no domínio da Mata Atlântica. Aparentemente isolada, é considerada um prolongamento da Serra da Bocaina, localizada na região do Município de Lavras (MG) a aproximadamente 38 km de distância. Ambas são ligadas aos contrafortes da Serra da Mantiqueira.

Sua importância hídrica que o nível regional. A Serra de Três Pontas abriga 34 nascentes, que abastecem os rios Marimbondo, Verde e Rio do Cervo, todos tributários do Rio Grande, um dos formadores da bacia do Rio Paraná.

Cultura, Fé e Música

Chico Serio conta que Três Pontas é a capital da fé. Foi lá que o Beato Padre Victor, primeiro afrodescendente beatificado no país, realizou toda a sua obra social. A cidade também revelou talentos da música como Milton Nascimento e Wagner Tiso, que viriam a formar o Clube da Esquina, um dos movimentos musicais mais emblemáticos da música popular brasileira. “As raízes musicais da cidade a caracterizam também como capital da música. Agora queremos consolidá-la como capital da ecologia”, conclui o pesquisador.

[ Leia a matéria completa ]

 

 

Carregue aqui sua foto.png

AJUDE NOS A DIVULGAR AS BELEZAS NATURAIS
E CULTURAIS DA NOSSA AMADA TERRINHA.
ENVIE ABAIXO SUAS FOTOS.